O Naadam (mongol: Наадам, literalmente, “jogos”) é um tipo de festival habitual da Mongólia. Em 2010, o Naadam, foi cadastrado na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco. O maior festival Naadam do povo, tem espaço pela capital mongol, Ulan Bator, ao longo da Festa Nacional entre os dias 11 e 13 de julho, no Estádio Nacional da Mongólia. O Naadam começa com uma elaborada solenidade de inauguração, que conta com dançarinos, atletas , atletas e músicos. Após a solenidade de começo das provas.
O Naadam é o festival mais seguido pelos mongóis e acredita-se que existiu durante séculos, de uma forma ou de outra. O Naadam tem sua origem em atividades como os desfiles militares e as lutas de arco e flecha, corrida de cavalos e a disputa que se davam depois de as celebrações das grandes ocasiões. Hoje em dia serve para comemorar a revolução de 1921, que levou a que a Mongólia constatar nação livre e independente.
- 2 Eventos 2.Um 28 de junho
- Catedral Metropolitana
- 67 Colaboração em postagem Bubalus arnee
- Horários: De segunda a sábado, das dez às 19 horas
- Vel: o Que poderá ser. Bom, o que podes ser amado. Visível: o que pode ser visto
- 3 Regulação e habilidade
- 1 Interação entre o ser vivo e lugar: respostas às mudanças
Outra atividade popular no decorrer do Naadam são jogos em que são usados shagais, astrágalos ou ossos do punho de ovelha que funcionam como peças do jogo e como fichas, tal para a professora como para guerras amistosas. No festival Naadam maiores torneios são capazes de ser feitas em um lugar separado e nos últimos tempos tem vindo a ser considerada uma prova do festival. De 512 ou 1024 lutadores se enfrentam em um torneio individual maravilhosamente que dura 9 ou dez rodadas. A guerra habitual mongol chamado bökh, é uma luta não cronometrada em que os lutadores perdem-se tocar o chão com cada porção do organismo que não sejam os pés ou as mãos.
Ao escolher inimigos, o lutador com mais fama tem o privilégio de escolher o seu respectivo inimigo. Os lutadores vestem trajes de duas peças, que consistem em um apertado colete sobre isso os ombros (zodog) e shorts (shuudag). Só é permitida a participação de homens.
Cada lutador conta com um “animador” chamado zasuul. No confronto conclusão, todos os “zasuuls” deixam-se desabar ao passo de cada lutador sempre que esses andam aproximando-se entre eles. Aqueles que são arslan duas vezes recebem o nome de titã/gigante ou avraga. Os cavaleiros são gurias de cinco a treze anos (geralmente não passam dos 10) que treinam durante os meses anteriores à corrida.
Embora os cavaleiros são uma porção primordial das provas, o principal objetivo da corrida é pra testar as habilidades dos cavalos. Antes que as corridas começarem a audiência canta músicas convencionais e os povos cantam uma canção chamada Gingo.
Tanto os cavaleiros como os cavalos ganhadores recebem prêmios e os 5 primeiros cavalos de cada categoria obtêm o título de airgyn tav e os três primeiros recebem medalhas de ouro, prata e bronze. O cavaleiro vencedor bem como é homenageado com o título de tumny ekh ou “líder de 10 mil”.
O cavalo que termina em último pela corrida Daaga (cavalos de 2 anos), recebe o nome de bayan khodood (“estômago cheio”) e lhe canta uma canção querendo sorte pra ser o vencedor do próximo ano. O tiro com arco mongol é o único dado que não tem um único alvo, mas centenas era originalmente surs em um muro vasto. Nesta guerra podem participar homens e mulheres.
Participam equipes de dez homens ou mulheres, e cada associado se lhe dão 4 setas com que cada equipe deve atingir trinta e três “surs”. Os homens atiram suas flechas a setenta e cinco metros, durante o tempo que as mulheres o realizam a 65 metros de distância.