A Energia Que Renova Os Povos

A Energia Que Renova Os Povos 1

há mais de dez séculos, a história de Paradela está ligada ao Caminho de Santiago, que ficou Patrimônio da Humanidade na UNESCO. Com uma extensão de 120 Km2 e uma população de dois 143 habitantes, o município um pouco também de inúmeras construções românicas é um dos povos que anexam a Ribeira Sacra. Os ‘socalcos’ (vinhas em socalcos, encontrados nas encostas das montanhas) dominam uma paisagem que, apesar de tua singularidade, foi perdendo vizinhos. “Vamos prosseguir descendo população. Entretanto, estamos na promessa de ser produtores de energia limpa”, reitera José Luis Mato, presidente da câmara de Paradela.

Com um investimento de mais de quinze milhões de euros, a aposta da Endesa a partir da Enel Green Power Portugal quer marcar assim como o destino de seus vizinhos, como Benjamim Rodriguez, um dos viticultores da localidade. Paradela foi uma das explorações vitivinícolas mais significativas, desaparecendo com o tempo, devido ao acrescento de água do reservatório, que inundou também diversos povos da localidade, obrigando os seus habitantes a emigrar. “Havia vinhas, contudo prontamente não há nada.

Só água”, lamenta Benjamim. Seus novos habitantes, até seis moinhos com know-how de 12 MW, não só darão energia verde para peregrinos e habitantes locais, todavia que voltarão a estruturar a reduzida e dispersa população deste município lucense. Habituados a viver rodeados de meio ambiente, associações como a sua acolheram de braços abertos, o parque eólico, por ser uma energia limpa, que une e fornece vida ao povo. “Ver entrar corporações, pessoas interessadas pela locação, os supermercados cheios de gente comprando, os cafés com pessoas comendo ou tomando café é estupendo”, afirma Joana Orvalho.

  • 1934: Pat Boone, cantor, compositor e ator norte-americano
  • João José Monteiro, deputado pelo Cusco
  • 5 – SENHORA DONA HAYDEE RAQUEL CAMERON E PIERRE
  • Manuel de Espanhol, deputado por Huaylas
  • Mensagens: 4.618

Além disso, a Endesa instalou em sua Associação fogão a biomassa pra que o gelado do inverno não trave as mulheres de Paradela. A construção do parque está acenando ruas, praças e a existência de muitos moradores que neste instante não têm que buscar fora o que a todo o momento tiveram ao teu lado.

É o caso de Carlos López, que nasceu a mais de um quilômetro de onde está achado o parque e já é supervisor de obra civil do mesmo. “Apresentei o currículo, melhoraram as minhas condições de serviço e o que eu tinha claro”, garante Carlos. Para ele, viver em Paradela não é uma limitação, todavia sim todo o contrário.

“eu Sempre amei muito do campo e estou contente de ter ficado”, alega. O pacto com o público vai pra além das vantagens próprias da energia renovável e o emprego gerado. Por sua parte, o compromisso da Endesa assim como coloca o foco sobre o patrimônio do município com a melhoria de uma rota de caminhada, que corre perto do Caminho de Santiago. A chamada ‘Rota do Loio’ corre ao longo de 16 km em paralelo ao rio Minho. “A Endesa vai fazer a obra dentro de investimento de 150.000 euros em planos pra comunidade e vai se recuperar pedaços que estavam abandonados desde tempos imemoriais”, ressalta o prefeito.

Com competência para gerar mais de 42 GWh por ano, o parque de Paradela é um novo modelo de como a política de investimento da Endesa em renováveis é importante para um desenvolvimento equilibrado e coesivo com o seu lugar. Uma visão do futuro-pela íntegra e integral, comprometida com o futuro e o bem-estar da comunidade com que trabalha, mão a mão, pra que a trajetória das renováveis seja vivido por algumas gerações.