QUE É A GLÂNDULA TIREÓIDE? A glândula tiróide tem a maneira de uma borboleta e, geralmente, descobre-se na parte da frente do pescoço, teu trabalho é formar os hormônios da tireoide, volcarlas para a corrente sanguínea e a entregar o texto traduzido para todos os tecidos do corpo.
Os hormônios da tireoide, ajudam o corpo humano a utilizar a energia, preservar a temperatura corporal e para que o cérebro, o coração, os músculos e outros órgãos funcionem geralmente. QUAL É A RELAÇÃO ENTRE A TIREOIDE E O PESO? Sabe-Se há bastante tempo que existe uma relação complexa entre a doença da tireóide, o peso corporal e o metabolismo. Os hormônios tireoidianos regulam o metabolismo, em tal grau em animais como em humanos.
- Quatro Indicadores de embate do abastecimento de água potável e saneamento
- 4 Propriedades químicas
- STRESS E LESÕES
- 1 Breve resumo
O metabolismo é estabelecida medindo-se a quantidade de oxigênio usada por o corpo humano em um instituído tempo de tempo. Se esta medição é feita em repouso, é denominado como taxa de metabolismo basal (MB). Efetivamente, a medição do MB foi uma das primeiras provas utilizadas para avaliar o estado da tireoide dos pacientes. Aqueles pacientes cujas glândula tireoide, que não funcionavam corretamente tinham um MB baixo, e aqueles com glândulas que funcionavam em excesso tinham MB grande. Estudos posteriores associaram essas observações com a medição dos níveis de hormônios tireoidianos e demonstraram que os níveis baixos de hormônios tireoidianos, estavam associados com MB pequeno e que níveis elevados de hormônios tireoidianos, estavam associados com MB grande.
Na atualidade, a maioria dos médicos agora não usa o MB, devido à complexidade dessa prova e porque o MB está sujeito a diversas algumas influências além do estado da tiróide. QUAL É A RELAÇÃO ENTRE A MB E O PESO? As diferenças no MB estão associadas com transformações no balanço energético. O balanço energético reflete a diferença entre a quantidade de calorias consumidas e a quantidade de calorias usadas pelo corpo. Se induz um MB alto administrando drogas como as anfetaminas, os animais normalmente têm um balanço de energia negativo que resultará na perda de calorias. QUAL É A RELAÇÃO QUE EXISTE ENTRE O HIPERTIREOIDISMO E O PESO?
Como o MB em pacientes com hipertireoidismo é mais elevado (consulte o folheto de Hipertireoidismo), vários pacientes com uma tiróide hiperactiva vão manifestar a redução de peso. Mais ainda, a promessa de que ocorra perda de peso está referente com a severidade do hipertireoidismo.
desse modo, se a hiperactividade da tiróide é muito alta, o MB do sujeito aumenta, o que se traduz em um acréscimo das necessidades calóricas para manter esse peso. Se a pessoa não aumenta o consumo de calorias para igualar o exagero de calorias usadas, assim sobrevém a perda de peso.
Como foi dito em um momento anterior, os fatores que controlam o nosso apetite, o metabolismo e atividade, são muito complexos e hormônio da tireóide é somente um dos fatores nesse complexo sistema. Entretanto, em geral, quanto mais enérgico for o hipertireoidismo, superior será a perda de calorias observada. POR QUE SE Aumenta DE PESO Quando SE TRATA O HIPERTIREOIDISMO?
Devido a que o hipertireoidismo é um estado anormal, desejamos prever que cada perda de calorias causada pelo estado anormal não é mantida no momento em que este estado anormal seja corrigido. Ou seja, em efeito, o que se costuma verificar. Em média, cada peso que perdeu no decorrer do estado hipertiroideo volta a se recuperar, uma vez que é o hipertireoidismo. Uma consequência dessa análise é que o uso de hormônios tireoidianos pro tratamento da obesidade não é muito benéfico.
Uma vez que se suspende o tratamento com hormônio da tireóide, qualquer peso que se tenha perdido ao longo do tratamento, se voltará a recuperar. QUAL É A RELAÇÃO ENTRE HIPOTIREOIDISMO E O Aumento DE PESO? Em consequência a que o MB está diminuído em pacientes com hipotireoidismo (ver folheto de Hipotireoidismo), a tireóide hipotireoidismo geralmente está associada com algum aumento de peso. O acrescento de peso é normalmente superior em pessoas com hipotireoidismo mais enérgico. Porém, a diminuição do MB devida ao hipotireoidismo é geralmente muito menos dramática do que o acrescento marcado do que se vê no hipertireoidismo, o que leva a alterações mais modestos no peso, no caso do hipotireoidismo.
A razão do acrescentamento de peso em indivíduos com hipotireoidismo é assim como complexa, e não é sempre que está associada com acréscimo de exagero de gordura. A maioria do acrescento de peso que acontece no hipotireoidismo é devido à acumulação excessiva de sal e água.